Parto

PARTO: VICENTE

Meu pequeno Vicente,


A tua chegada foi mágica. A cada minuto, a cada segundo, parecia que eu própria estava a viver um sonho ao testemunhar o amor que cabe no coração de alguém e a garra que vive dentro do corpo de uma mãe.


Vieste em paz, no mês em que eu própria vim ao mundo também. Fui ter com a tua mamã e o teu papá à entrada do Bloco de partos a meio da tarde e poucas horas separaram esse momento do teu nascimento.


Foi tudo tão rápido!


Fazes hoje 8 meses e eu juro que não compreendo como funciona esta coisa do "tempo". Como é que ele voa sem pedir autorização, como é que ele passa sem darmos por ele. Porque ontem... vi-te nascer.


E foi das coisas mais bonitas que Deus me deixou viver.


Conheci a mamã Virgínia, o papá João e o mano Rodrigo dias antes do Vicente chegar ao mundo. O facto de terem vindo do Algarve até à Póvoa para terem a melhor experiência de parto possível, deixou-me perplexa e feliz por saber que temos no Norte do nosso país, na nossa região, uma unidade hospitalar que respeita integralmente aquilo que é o parto humanizado.


No dia em que o Vicente nasceu, eu apressei-me para chegar ao bloco de partos. Algo me dizia que ele iria ter pressa! A mamã e o papá ainda não tinham um quarto e poucas horas depois, já se ouvia o choro inesquecível que só quem ouve sabe o quanto arrepia a pele.


O Vicente chegou em paz, em tranquilidade, com a ajuda de duas enfermeiras absolutamente fantásticas. Depois de um trabalho de parto intenso, com recurso à hidroterapia na piscina, a Virgínia mostrou ao mundo a coragem que tinha e foi tudo tão, tão rápido!


Lembro-me de espreitar e de o ver ali, entre dois mundos, e pensar para mim própria o quão maravilhosa é a vida. Em menos de nada, estava deitado sob o peito da sua mamã, e o mundo nunca mais foi o mesmo para esta família! Nem para mim!


O príncipe Vicente veio provar-me que todos os partos devem ser mágicos, incríveis, empoderadores e inesquecíveis.